Usuários do Rock/4.3 se preparam para o 5.0

Olá,

  • Versão OpenMandriva Lx:

Rock/4.3

  • Ambiente de trabalho (KDE, LXQT…):

Todos

  • Descrição do problema (capturas de tela, se relevante):

Prepare-se para 5.0

  • Informações relevantes (hardware envolvido, versão do software, logs ou saída…):

Citação de um colaborador sábio:

Você descobrirá que fazer backup de seus dados e fazer uma nova instalação resultará em resultados mais rápidos e menos problemáticos do que tentar atualizar a distribuição (sistema) (distro-sync ou dsync) e gastar muito tempo para consertar o que pode dar errado , sem falar em sobras e todo tipo de lixo que pode ser recolhido ao longo do tempo. E ter que fazer uma nova instalação de qualquer maneira.

2023-10-14T22:00:00Z
Nota: 5.0 ainda não foi lançado, mas está chegando muito perto.

OK, antes de termos uma infinidade de usuários tentando atualizar do Rock 4.3 para o 5.0, eu queria tentar ajudar os usuários, especialmente os usuários menos experientes tecnicamente, a tentar evitar problemas.

  1. A melhor sugestão para atualização é não fazer isso, fazer uma nova instalação; isso é melhor de várias maneiras para listar aqui. Faça backup dos seus dados mais importantes e faça uma nova instalação.

  2. Diante disso, comece a descobrir como salvar todos os dados que deseja manter agora, e não no dia em que tentar instalar ou atualizar seu sistema. Eu defendo que os usuários criem uma partição separada para armazenar dados importantes separados do sistema instalado (isso pode ser feito durante a instalação). Se você não sabe como fazer isso, nós podemos ajudar. A maneira técnica de dizer isso é “não armazene arquivos importantes em nenhuma partição do sistema.” O usuário também pode criar uma partição /home separada durante a instalação e, em instalações futuras, você formata seu / (root), mas não formata seu /home, preservando assim quaisquer dados armazenados em /home.

  3. Se você optar por atualizar em vez de fazer uma nova instalação, lembre-se de que quando testamos isso, testamos em sistemas instalados a partir da mídia de instalação 4.3 sem alterações. Os usuários que configuraram muitas coisas ou instalaram muitos softwares de terceiros precisam estar cientes de que não temos como testar as alterações dos usuários em seus sistemas. E sim, isso tende a ser uma fonte de problemas quando usuários, especialmente os não técnicos, tentam fazer uma atualização do sistema.

  4. Se você decidir fazer mesmo assim, aqui vão algumas dicas.

    A. Desative quaisquer repositórios de terceiros.
    B. Desative quaisquer repositórios não suportados, restritos ou não gratuitos.
    C. Fazer isso com dnfdragora ou Discover não funcionará.
    D. Fazer isso com sudo dnf upgrade no terminal (Konsole) não funcionará.

  5. O que funcionará então @ben79???

    R. Primeiro, certifique-se de que seu sistema 4.3 esteja atualizado, pois não há atualizações há algum tempo.

    B. Abra o terminal (Konsole) e digite ou copie e cole esta string de comando:

    sudo dnf clean all; sudo dnf dsync --allowerasing | tee /home/<seu_nome de usuário>/dsync.log.txt

    Onde você substitui <seu_nome_de_usuário> pelo seu nome de usuário real. Isso criará um log da transação dsync (distro-sync), que será útil se houver problemas.

    Depois que a transação for concluída:

    sudo dnf autoremove | tee /home/<seu_nomedeusuário>/autoremove.log.txt

Isso criará um log da transação de remoção automática, que será útil caso surja algum problema posteriormente. Mova ou faça backup de dsync.log.txt e autoremove.log.txt para um local seguro. Os usuários não devem pedir ajuda sem esses registros.

Posso ter perdido ou não conhecer algumas dicas que ajudam nisso. Os usuários são incentivados a me lembrar ou me ensinar se souberem algo que eu não sei. Não sou um desenvolvedor, apenas um usuário que faz parte do grupo de colaboradores do OM desde o início do OM. Portanto, a vantagem é apenas estar por perto, trabalhar e comunicar-se com os desenvolvedores mais ou menos diariamente.

Claro, se você tiver dúvidas, pergunte aqui ou no OpenMandriva Chat.

Importante: Este “não armazene arquivos importantes em nenhuma partição do sistema” é um conselho muito válido e tecnicamente válido para usuários de qualquer sistema operacional de computador. Em 20 anos fazendo isso, os únicos dados que perdi foram devido ao meu próprio erro estúpido ou a uma falha no disco rígido. Com aquela falha no disco rígido, a maior parte do que eu queria salvar também foi armazenada em outro lugar, causando poucos danos. Então pense em uma partição /Data separada ou em uma partição /home separada que você não precisa formatar se o seu sistema quebrar e reinstalar é a solução mais fácil ou rápida. (Claro, você pode nomear uma partição de dados como quiser.)

E, sem dúvida, faça perguntas, se as tiver.

Traduzido do inglês com o Google Tradutor.

Postagem original atualizada 2023-10-15T05:00:00Z. Today=Hoje

Traduzido do inglês com o Google Tradutor.

@ben79 Parabéns pelo tópico.
Se possível colocar os comandos em Inglês, ao traduzir os comandos estão em Português.

1 Like

Done, thank you.

1 Like

Há instruções completas para atualizar o Rock/4.3 para o Rock/5.0 aqui.

Talvez o ponto mais importante a ser destacado é que estes 5 pacotes devem ser atualizados para a versão mostrada antes de executar sudo dsync --allowerasing.

ncurses-6.4-0
lib64ncursesw-6.4-0
lib64panelw-6.4-0
lib64formw-6.4-0
lib64menuw-6.4-0

Você pode verificar facilmente com o comando rpm -qa | grep 6.4-0

Mas também muito importante é que no final deste processo é necessário executar:

$ sudo grub2-install /dev/sdx

Onde você muda /dev/sdx para o local onde você normalmente instala seu gerenciador de boot. Por exemplo /dev/sda ou /dev/nvme0n1.

Ou você pode ter um gerenciador de boot quebrado. Instruções para corrigir o gestor de arranque avariado

Traduzido do inglês com o tradutor DeepL.

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.