Quer ajudar a melhorar o Rolling?

Olá,

  • Versão Lx da OpenMandriva:**_OpenMandriva

Rolling

  • *Mundo ambiente de desktop (KDE, LXQT…):

Plasma, mas isto pode aplicar-se a qualquer área de trabalho.

  • Descrição da questão (screenshots, se relevante):**_

Qualquer pessoa que queira usar Rolling e ajudar a melhorar.

  • Informação relevante (hardware envolvido, versão de software, registos ou saída…):**_

Para quem quiser utilizar o OMLx Rolling há alguma informação sobre isso aqui.

Há uma boa informação para qualquer utilizador de qualquer versão do OMLx aqui e aqui.

OpenMandriva é uma distribuição comunitária de Linux. Todas as pessoas que fazem coisas são voluntários em part-time não remunerados. E todos nós desejamos que houvesse mais de nós.

Instalar o Rolling é praticamente o mesmo que instalar o Rock. Mas neste tópico estamos a tentar fazer com que algumas pessoas tentem ou ajudem a testar uma Pré-visualização Técnica do que planeamos levar ao Rolling dentro de algumas semanas.

Existe um actualizador automático em ABF (OpenMandriva Automated Build Farm). Está desligado há mais tempo que o previsto, pelo que a Rolling não tem recebido muitas actualizações recentemente e não tem estado realmente a rodar. Isto porque os programadores e pooh bahs em Cooker (de onde viriam as actualizações) têm vindo a fazer algumas alterações à cadeia de ferramentas/ pacotes de sistemas que tornam isto pouco seguro e pouco sensato neste momento. Quando as alterações são feitas por um pequeno grupo de todos os voluntários em part-time, não remunerados, isto leva sempre mais tempo do que queremos. Há sempre coisas que > têm de ser corrigidas e, neste caso, centenas de outros pacotes que tiveram de ser reconstruídos para dependências, ect.

Fazer isto para que possamos anunciar oficialmente e publicamente o Rolling é o nosso principal foco neste momento. Deverá ser em breve. Voltando a ligar o actualizador automático, o Rolling volta a rodar.

Algumas das principais mudanças são:

  • Python 3.11

  • Java 20

  • kernel 5.18.12 (este kernel é compilado) (há também um kernel gcc disponível)

  • Muito mais software actualizado, para muitos para listar aqui

  • usr fundir > Esta é uma mudança na organização do sistema de ficheiros. Mais sobre isso aqui. Esta é uma mudança que tem estado em funcionamento no Linux há pouco mais de 10 anos. Algumas outras distros Linux já fizeram esta mudança.

  • O suporte para instalação em BTRFS e sistema de ficheiros XFS foi restaurado.

  • O dnf5 e o zypper estão disponíveis como alternativa à gestão de pacotes padrão do dnf4.

  • Mais de 31.343 (est.) correcções de bugs.

Para ver uma prévia técnica do que será o Rolling dentro de algumas semanas, os utilizadores são encorajados a experimentar estes isos Cooker:

x86_64 Plasma ISO (Pré-visualização Técnica Rolling Tech usando repos Cooker)

znver1 Plasma ISO (Pré-visualização Técnica Rolling Tech usando repos Cooker)

Não utilizar Discover ou dnfdragora para actualizar sistemas Rolling ou Cooker, o comando que utilizam é apenas apropriado para sistemas Rock. Para actualizar estes sistemas após a instalação de terminal aberto e:

sudo dnf dnf limpar tudo ; sudo dnf dsync’’.

Se os utilizadores puderem instalá-los no hardware e testá-los utilizando-os durante algumas semanas, isso seria fantástico. Também para aqueles que não podem instalar em hardware, é muito útil se puderem instalar no VirtualBox ou baixar e arrancar os isos e dar uma vista de olhos. Qualquer um destes seria uma ajuda big, big*. Informe impressões e problemas aqui.

Qualquer grande problema deve obter um relatório de erros.

Nota: Os repositórios de Mandriva nunca devem ser misturados*. Isto significa que com estes ISOs utilize os repositórios Cooker por qualquer período de tempo que utilize ou teste estes. Para activar/desactivar repositórios adicionais, temos a ferramenta própria OpenMandriva Software Repository Selector (om-repo-picker). Por favor leia OpenMandriva Release Plan and Repositories.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator (A pessoa que publica não é falante de português)

Para um gestor de pacotes GUI muito melhor utilizar o dnfdrake.