Não consigo instalar direito o Lazarus(Delphi 7 para Linux)

1)Como faço para instalar o Lazarus no OpenMandriva 4.0?
2)Como faço para instalar as dependencias de qualquer pacote no OpenMandriva 4.0?

1 Like

Abra o Konsole e:
Open Konsole and:

$ sudo dnf install lazarus

Ou abra o dnfdragora e instale a partir daí.
Or open dnfdragora and install from there.

Usando tradutor porque não falo português.
Using translator because I don’t speak Portuguese.

Para habilitar todos os repositórios para que você tenha a máxima disponibilidade de pacotes, use:
To enable all repositories so you have maximum availability of packages use:

e habilitar Unsupported, Restricted, and Non-free.
and enable Unsupported, Restricted, and Non-free.

1 Like

E antes que eu esqueça minhas maneiras, Bem-vindo ao OpenMandriva. Diverta-se.
And before I forget my manners, Welcome to OpenMandriva. Have fun.

Quando tento instalar no terminal o Lazarus,dá esse erro:

[root@junior-aspiref5573g junior]# dnf install lazarus
Última verificação de data de vencimento de metadados: 0:14:53 atrás em qua 11 set 2019 17:40:30 -03.
Erro:
Problema: conflicting requests

  • nothing provides fpc >= 2.6.0 needed by lazarus-1.4.2-2.x86_64
  • nothing provides fpc-src >= 2.6.0 needed by lazarus-1.4.2-2.x86_64
    (try to add ‘–skip-broken’ to skip uninstallable packages or ‘–nobest’ to use not only best candidate packages)

Como faço para corrigir o problema?

2 Likes

$ sudo dnf install lazarus --enablerepo rock-testing-x86_64

Explicação: O pacote fpc estava ausente no repositório 4.0. Eu o construí, mas os novos pacotes vão primeiro a um repositório de teste para o controle de qualidade e, quando ficam satisfeitos, movem o pacote para o repositório regular. Portanto, os pacotes fpc aparecerão em repositórios regulares em alguns dias a uma semana. Para instalar hoje, você precisará da opção ‘–enablerepo rock-testing-x86_64’. Espero que isso faça sentido, especialmente depois do tradutor.

Explanation: Package fpc was missing from 4.0 repository. I built it but new packages go to a testing repository for QA first and then when QA is happy they move package to regular repository. So packages fpc will appear in regular repos in a few days to a week. To install to day you will need the option ‘–enablerepo rock-testing-x86_64’. Hope this makes sense, especially after translator.

2 Likes

No Rock:
In Rock:

Então eu sei que ele instala e abre agora.
So I know it installs and opens now.

Não deu,o erro continua mesmo com esse comando,tem outro comando para eu digitar?

1 Like

Você pode postar o comando exato e toda a saída do Konsole e publicá-lo aqui como código. Para postar como código, use o ícone </>.

Can you post the exact command and all output from Konsole and post that here as code. To post as code use the </> icon.


```[junior@junior-aspiref5573g ~]$ sudo dnf install lazarus --enablerepo rock-testing-x86_64
[sudo] senha para junior: 
Última verificação de data de vencimento de metadados: 8:08:18 atrás em qua 11 set 2019 23:54:54 -03.
Erro: 
 Problema: conflicting requests
  - nothing provides fpc >= 2.6.0 needed by lazarus-1.4.2-2.x86_64
  - nothing provides fpc-src >= 2.6.0 needed by lazarus-1.4.2-2.x86_64
(try to add '--skip-broken' to skip uninstallable packages or '--nobest' to use not only best candidate packages)
[junior@junior-aspiref5573g ~]$
1 Like

Agora aparece isso,quando executo o lazarus:

registerfcl.pas(45,22) Fatal: Cannot find unit process used by RegisterFCL of package FCL.

1 Like

$ sudo dnf clean all

então:
then:

$ sudo dnf install lazarus --enablerepo rock-testing-x86_64

1 Like

registerfcl.pas(45,22) Fatal: Cannot find unit process used by RegisterFCL of package FCL.

Como faço para corrigir o problema?

1 Like

Não sei o que você fez antes dessa linha. Quando os usuários postam problemas, você precisa postar tudo, não apenas o que você acha importante. Se a saída for superior a 20 linhas, insira um arquivo .txt e anexe-o aqui. Mas poste o comando que você executou com toda a saída.

I don’t know what you did before that line. When users post problems you need to post everything not just what you think is important. If the output is more than about 20 lines put in in a .txt file and attach that here. But post the command you ran with all the output.

Outra maneira de mostrar um problema com o software é usar capturas de tela.
Como exemplo, se eu iniciar o Lazarus no Konsole com o comando ‘startlazarus’, não vejo esse erro em lugar algum. Portanto, sem saber de onde vem o erro, não posso ajudar.

Another way to show a problem with software is to use screen-shots.
As example if I start Lazarus in Konsole with command ‘startlazarus’ I don’t see that error anywhere. So without know where the error is coming from I can’t help.

project1.lpr.txt (360,Bytes)

Arquivo anexado com sucesso,esse arquivo acima é o que dá erro.

1 Like

Eu não entendo a pergunta então. Você precisa perguntar a um desenvolvedor.
Como um arquivo causa um erro? Geralmente você precisa fazer algo com um arquivo para obter um erro.

I don’t understand the question then. You need to ask a developer.
How does a file cause an error? Usually you have to do something with a file to get an error.