Montar Android no OpenMandriva

(Ramon) #1

Conecto o meu celular via USB e o mesmo não é reconhecido pelo sistema operacional. Alguém já passou por esse problema e sabe como resolver?

É Openmandriva? Tem kio-mtp instalado?

(Ramon) #3

Sim, é o OpenMandriva 2014… Sim, o Kio-mtp está instalado.

Só posso imaginar duas possibilidades. Quando o celular está “bloqueado” você precisa fornecer a senha e desbloquear para o computador acessar. A segunda possibilidade é o celular não estar configurado para trocar informações via mtp. Eu não lembro onde configurá-lo para MTP. Acho que quando você conecta o celular, automaticamente é perguntado se você deseja uma conexão deste tipo.

(Ramon) #5

Já fiz as duas opções… o meu celular é um Moto G da primeira geracao…no Ubuntu ela monta…

Por aqui montam o Moto G, Moto X. Funcionava com o 2014 e ainda funciona com o OMV LX 3.0.
Então, lamento, não sei qual pode ser o problema. Sistema operacional antigo do Moto G?

(Ramon) #7

Acredito que não. Meu Moto G possui Android 5.1 que é a última versão disponível para ele. Como eu consigo montar ele em outros sistemas operacionais, eu imagino que o problema não seja com o celular.

Pode ser que alguém mais saiba ou possa sugerir alguma coisa. Não seria
interessante perguntar no fórum em inglês?

Poderia colar a saída do comando

rpm -qa |grep mtp

(Ramon) #10

A saída do comando foi essa:

rpm -qa |grep mtp
lib64mtp9-1.1.9-0.1-omv2014.0.x86_64
kio-mtp-0-0.20131020.1-omv2014.0.x86_64
mtpfs-1.1-1-omv2013.0.x86_64

Parece estar faltando o pacote libmtp-utils. Tente instalar com

urpmi libmtp-utils

(Ramon) #12

Muito obrigado lauro. Resolvido!!!

Que bom! De nada.

(lcom23) #14

@ramon_gabriel, seria bom se você pudesse colocar a resposta do @lauro4 como Solução para que outros usuários que tiverem o mesmo problema possam achar uma resposta rapidamente.

(Ramon) #15

Como faço isso?

(lcom23) #16

Ao lado do coração tem um ícone “Esta resposta resolve seu problema”, depois que você clicar fica verde.

(Ramon) #17

Não localizei este ícone… o que eu vi foi um outro ícone dizendo “compartilhar o link desta resposta”.

Este ícone aparece quando o tópico está marcado como português suporte. Não é este o caso deste tópico.

(rugyada) #19

Yet another good reason to open new discussions into the proper sub-categories, instead of main Language container.
Right, @adelson.oliveira? :slight_smile: