Lançado OpenMandriva Lx 3.0 RC1

Boas notícias da OpenMandriva Comunidade!

Um tempo depois Beta2 temos o prazer de anunciar OpenMandriva Lx versão 3.0 RC1.
Trabalho para o RC1 tem mais estabilidade e melhor desempenho. Temos agora suporte para os idiomas japonês e chinês então nós realmente gostaria de receber qualquer feedback daqueles que as falam.
O RC1 traz uma série de importantes correções:

  • liberação i586 agora disponível
  • Instale com Calamares agora funcional de modo já não é necessário para instalar através de imagem ao vivo
  • Um bug gnupg de longa data foi fixada
    OpenMandriva é uma distribuição de ponta compilado com LLVM / clang. Combinado com o alto nível de otimização utilizado tanto para código e ligando (permitindo LTO ) utilizados na sua construção, o que dá o ambiente de trabalho OpenMandriva uma resposta incrivelmente nítido para as operações no desktop KDE Plasma5 que o torna um prazer de usar.
    A última versão de todos os aplicativos do KDE está lá para apoiar o ambiente de trabalho e ajudar a dar-lhe uma sensação consistente.

Principais características:
5.6.5 KDE Plasma
KDE Frameworks 5.23.0
KDE Apps 16.04.2
Kernel 4.6.4
systemd 230
Xorg 1.18.3
Mesa 12.0.1
apoio F2FS - Um sistema de arquivos para SSD
Como de costume, você vai encontrar uma seleção dos reprodutores de mídia mais populares, incluindo MPV , VLC e Plasma Media Center .
Entre as aplicações gráficas: Krita, showFoto e digiKam.
Os usuários já se aproveitou de uma das nossas mais recentes inovações: o F2FS apoio, um sistema de arquivos projetado para discos de estado sólido que dá grande desempenho em relação a outros sistemas de arquivos.
Você será capaz de escolher o seu lançador de aplicação preferida de 3 opção: Kickoff, Kicker, ea tela cheia alternativa se você gosta melhor esta nova abordagem.
O CD / DVD aplicação K3b, anteriormente disponível apenas no KDE4 agora disponível sob Plasma5, foi o direito de tomar parte de software ISO
O programa de construção de ISO, omdv-build-iso, possui melhor suporte para a criação de compilações personalizadas.
Após a passagem do Python 2.x para 3.x, a aplicação de saudação de boas-vindas oma-reescrito em C ++ é totalmente funcional.
Para aqueles que desejam usar um ambiente de trabalho leve nós também fornecemos LXQt, que traz consigo Qupzilla um novo e muito rápido navegador baseado no QtWebEngine, eo gerenciador de arquivos PCmanFM leve.
Finalmente uma notícia de manchete para o futuro. Houve rumores (até agora não confirmado) que pode estar criando alguns lançamentos área de trabalho leve. Um para mais velho, de recursos de hardware limitada usando LXQt e um para hardware leve mais moderna utilizando o desktop Hawaii combinado com o servidor gráfico Wayland.
Fique ligado para mais notícias sobre isso!
Queremos agradecer calorosamente nossos desenvolvedores, testadores e repórteres de erros, todas as equipes, e todas as pessoas em geral que estão trabalhando duro para fazer esta distribuição bonito.

Fonte. Blog OpenMandriva

1 Like

Estou testando através de um LiveDVD e o sistema está funcionando muito bem, reconheceu todos os componentes do Hardware da máquina testada como mostra o screenshot abaixo.

O Openmandriva RC1 iniciou com cerca de 550 Mb de memória.
Fiquei muito satisfeito e está muito bonito o Plasma 5.

Instalei o OpenMandriva LX 3.0 aqui e estou testando, ele esta se mostrando bem estável.

@carlos,
Boa notícia, o OMA está bem estável mesmo.