Warsaw - modulo de segurança da caixa economica federal

Boa noite, alguém consegue me orientar em como fazer funcionar o modulo de segurança da Caixa Econômica Federal no OpenMandriva? Antecipo agradecimentos.

Quando pedir ajuda, sugiro que forneça mais detalhes. Por exemplo, o que você conseguiu, onde parou, alguma mensagem de erro?

Eu tenho conta poupança e só acesso pelo dispositivo móvel, então tentei acessar pelo notebook rodando OM Rome 26.02. Durante o acesso o internet banking da caixa identificou: linux 64 bits, navegador Mozilla Firefox 140.0 e naturalmente não localizou o módulo de segurança a qual não instalei. Então ele oferece o pacote GBPCEFwr64.deb ao clicar em “CONCORDO”.

Aí temos um problema, o OpenMandriva não usa o sistema de pacotes .deb utilizável para distros como Ubuntu, Debian e derivados, e sim o sistema de pacotes RPM como no Fedora/Red Hat, OpenSuse e outros. Então eu copiei o link e alterei o final para .rpm –> https://cloud.gastecnologia.com.br/cef/warsaw/install/GBPCEFwr64.rpm

Com o pacote correto, o próximo passo seria esse:

cd Downloads/; sudo dnf install GBPCEFwr64.rpm

Eu particularmente não farei isso. Explorando o pacote com o Ark vejo que os arquivos são de 2024 tanto .deb quanto .rpm. Além disso GBPlugin ou Warsaw é um sóftware privado da Gas Tecnologia de qualidade questionável, confiabilidade pra lá de questionável e de uma empresa que tem má reputação, ao menos na minha opinião e pelo que pesquisei. Como disse, eu acesso pelo smartphone e quando preciso, transfiro comprovantes, informes ou outros documentos pelo KDE connect ao PC.

Espero ter ajudado.

Boa noite Iron, obrigado pela resposta, porém nao resolveu, o sistema continua nao reconhecendo o modulo de segurança.

Quando você diz o “sistema não reconhece”, me faz perguntar o que quer dizer com isso? Deu algum problema na instalação?

Se instalou corretamente, talvez já tenha verificado se o processo está abilitado e ativo em seu sistema usando:

systemctl status warsaw

Caso afirmativo (imagino que sim), poderia indicar qual navegador está usando? E se ele foi instalado via flatpak (flathub) ou usando os repositórios do OpenMandriva ou terceiros?

Adiantando um pouco, aplicações do flatpak funcionam sob uma camada de compatibilidade (emulação) para garantir que funcionem em todo tipo de ambiente linux. Com isso essas aplicações são parcialmente isoladas do sistema (sandbox) e precisam de autorização para acessar recursos e pastas. Se seu navegador é um aplicativo flatpak, ele não vai enxergar o warsaw a menos que você conceda permissões para issso. Isso pode ser feito por linha de comando ou usando o Flatseal.

Além disso, dependendo do navegador talvez seja necessário habilitar credenciais.

Dá uma olhada nessa thread do Diolinux, há capturas de tela que talvez ajudem:

https://plus.diolinux.com.br/t/warsaw-ubuntu-22-04/44965

Abaixo um link de um pequeno tutorial para gerenciar permissões de apps flatpak por linha de comando. O id do aplicativo você descobre com o comando flatpak list

https://linuxconfig.org/understanding-flatpak-security-and-permissions